top of page

Famílias são prejudicadas após desocupação no Parque do Guará

09.10.17   |     Andressa Braga

No último dia 03 de julho, a Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis) retirou do parque ecológico Ezechias Heringer, no Guará, onze casas irregulares. Visando a proteção ambiental da reserva, a operação teve resistência de grupo de moradores. A polícia militar teve que utilizar spray de pimenta para conter o tumulto.

 

Antes da desocupação, famílias não queriam sair em troca de nenhum benefício. “As famílias foram notificadas da retomada em abril deste ano. Elas recorreram da decisão e tiveram o recurso negado’’, como afirma o Correio Braziliense.

 

A Agefis informou que, desde o início da operação no parque, tem oferecido às famílias ajuda para realizar mudanças. Entre os benefícios concedidos, estão o aluguel social e a inserção em programa habitacional com atendimento garantido em até 180 dias.

 

Apesar de terem direito ao aluguel social, as famílias alegam que o benefício não é suficiente para conseguir um novo local para morar. Em entrevista ao Correio Braziliense, Rayane Cristine da Silva, ex-moradora do local, lamentou que “com o valor de 600 reais está quase impossível alugar alguma coisa.”

 

A retirada de ocupações irregulares no parque tem o objetivo de proteger a biodiversidade deste local. Segundo o instituto Brasília ambiental (Ibram), que orienta a remoção, é fundamental para o equilíbrio ecológico do cerrado.

 

Ezechias Heringer

 

O nome do parque homenageia o engenheiro pioneiro no estudo do Cerrado e suas orquídeas,  Ezechias Heringer. Segundo a Região Administrativa do Guará, o parque tem 306,44 hectares e está localizado dentro da Unidade de Conservação APA (Área de Proteção Ambiental) do Planalto Central. É banhado pelo córrego guará e possui mata densa, que protege os recursos hídricos.

 

No parque contém uma estrutura para a prática de esporte: pista de cooper, ciclovia, quadras poliesportivas, quadra de vôlei de areia, playground com oito brinquedos e um bosque com mudas do cerrado. A área representa uma importante reserva e tem o objetivo de garantir a preservação dos ecossistemas. Além de possuir uma área com a fauna e flora do cerrado e proporcionar à sociedade a prática de atividades educativas, esportivas e socioculturais em plena harmonia com a natureza.

Posts Destacados
Posts Recentes
bottom of page