top of page
Focos de incêndio ameaçam Reserva Biológica da Contagem; área é estoque de água em tempos de seca
06.11.2017 | Luís Monteiro

Nos seus 14 anos de existência, a fauna e a flora da Rebio (Reserva Biológica) da Contagem, localizada em Sobradinho-DF, vem acumulando problemas causados pela interferência humana na capital. Porém, nos últimos anos, o maior problema é o já conhecido pela população candanga, a seca -- que facilita as queimadas na área. Parcerias do governo com órgãos de proteção ambiental pretendem ajudar com planos e medidas contra focos de incêndio e diminuir impactos da estiagem na área.
Com a temperatura se elevando a cada ano por causa do aquecimento global, a reserva vem sendo cada vez mais ameaçada por focos de incêndio, além da seca a qual nenhum lago ou rio da capital consegue escapar e que resulta na diminuição do nível de fluxo dos afluentes.
As Unidades de Conservação (UCs) do DF ganham ainda mais importância nesse momento de estiagem. Em entrevista realizada em fevereiro de 2015, ao Governo do Brasil, o diretor do Departamento de Áreas Protegidas (DAP) do Ministério do Meio Ambiente, Sérgio Henrique Collaço de Carvalho, afirmou que “as UCs são espaços especialmente protegidos e a principal estratégia de conservação da biodiversidade". Quando delimitada, é usada como fonte e reserva de recurso natural, além de preservar a paisagem, também são fundamentais para preservar os estoques substerrâneos e superficiais de água. "É assim em todo o mundo", explica. "De forma planejada, uma UC garante a conservação da biodiversidade, estoca recurso natural para se fazer manejo sustentável de longo prazo, sob vários graus de restrições do acesso aos recursos naturais ali existentes."
Reserva hídrica
A Rebio da Contagem guarda um conjunto de nascentes. Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) faz captações -- que levam água para parte de Sobradinho e a condomínios na região norte de Brasília. Por tudo isso, o diretor do ICMBio, Paulo Carneiro, chamou a atenção para o papel das UCs. “Ainda valorizamos pouco os serviços ambientais prestados pelas unidades de conservação. É hora de repensar a ocupação dos territórios e hábitos do dia a dia. Valorizar as unidades que protegem nossas nascentes é, certamente, um desses passos”, conclui Paulo Carneiro.
Origem de Contagem
Localizado em Sobradinho, DF, a reserva ganhou o nome de “Contagem” por se acreditar que, naquele local, era feita a contagem de ouro durante o Ciclo do Ouro, ocorrido no século XVIII, quando os portugueses exploravam o território brasileiro em busca de pedras preciosas. Hoje, a reserva é administrada pelo ICMBio. A reserva foi criada em 2002 com o objetivo de preservar os remanescentes do cerrado e os recursos hídricos existentes no topo e nas encostas da Chapada da Contagem. Nos limites da reserva, há espécies da fauna e da flora ameaçadas de extinção.
Ação Educativa
O Ministério do Meio Ambiente afirma que, juntamente com o ICMBio, desenvolve, desde 2016, o Projeto Político Pedagógico (PPP) de Educação Ambiental da APA do Planalto Central, Parque Nacional de Brasília (PNB) e Reserva Biológica da Contagem (DF). A oficina tem como objetivo promover a construção coletiva de um plano de ação para o fortalecimento da gestão e o enfrentamento da problemática socioambiental nas unidades em questão.
Posts Destacados
Posts Recentes
bottom of page